Especialista orienta que os clientes pesquisem bem antes de fazer as compras para economizar
A Black Friday se aproxima e com ela a tentação de comprar eletrônicos e eletrodomésticos com preços atrativos. Porém, é preciso cautela! Uma pesquisa recente do Procon revelou variações de preços exorbitantes em diversos produtos, mesmo entre lojas que vendem o mesmo item. Um micro-ondas de 27 litros, por exemplo, apresentou diferença de R$ 336 entre a loja mais barata e a mais cara. Situação semelhante ocorreu com lâmpadas com wi-fi e TVs Smart, com variações de até 100% e 120%, respectivamente.
Variações de Preços Exageradas
Os dados do Procon mostram que as maiores variações de preços se concentram em eletrodomésticos (até 219%), eletrônicos (até 243%) e acessórios (até 420%). Em 2022, foram registradas mais de 700 reclamações no estado, principalmente por atraso na entrega, cancelamento de pedidos, mudanças de preços e descontos enganosos. Para evitar problemas, a pesquisa minuciosa antes da compra é fundamental.
Dicas para uma Compra Segura
De acordo com Francisco Mangoneto, chefe do Procon de Ribeirão Preto, a diferença de preços pode ocorrer devido a custos operacionais distintos entre lojas físicas e online. No entanto, preços muito abaixo da média devem ser encarados com desconfiança. É importante verificar se o produto é novo, se corresponde ao modelo anunciado e se possui as mesmas características que os itens vendidos por preços mais altos. Mangoneto alerta para golpes em marketplaces, onde o consumidor paga pelo produto, mas recebe a mensagem de “falta de estoque” após o pagamento, tendo seu dinheiro retido por até 90 dias.
Leia também
Protegendo seus Direitos
Para garantir uma compra segura, Mangoneto recomenda atenção aos detalhes: pesquise preços em diferentes lojas, compare as características do produto, verifique as políticas de troca e devolução, analise as formas de pagamento e o valor do frete. Em compras online, lembre-se do prazo de 7 dias para arrependimento. Em compras presenciais, informe-se sobre a política de troca da loja. Desconfie de preços muito abaixo do mercado e esteja atento aos seus direitos como consumidor. Lembre-se: quando a oferta parece milagrosa demais, é preciso cautela.



