Volume esperado é de 1,5 maior em relação ao ano passado; a expectativa para as exportações do produto é de aumento de 12%
Produção de Carnesuína em Alta
Projeções da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) indicam que a produção de carnesuína em 2023 superará 5 milhões de toneladas, um aumento de 1,5% em comparação com 2022. Esse crescimento é um sinal positivo para o setor, mostrando a força da produção nacional.
Mercado Interno e Exportações
Apesar do aumento na produção, a disponibilidade de produtos para o mercado interno deve permanecer estável em relação ao ano passado, com aproximadamente 4 milhões de toneladas. O consumo per capita também não deve sofrer alterações significativas, mantendo-se em torno de 18 quilos por pessoa. Por outro lado, as exportações apresentam um cenário otimista, com expectativa de alcançar 1,2 milhão de toneladas, representando um crescimento de 12% em relação a 2022. Essa alta é atribuída à abertura de novos mercados internacionais para o produto.
Preços e Perspectivas Futuras
Embora tenha havido um aumento nos preços dos produtos suínos nos últimos meses, devido a fatores climáticos adversos em algumas regiões produtoras, as perspectivas para o setor são positivas. Com a boa produtividade e a demanda estável, a expectativa é de que os preços se estabilizem e até mesmo caiam no futuro próximo. A abertura de novos mercados e a boa produtividade garantem um cenário favorável para o setor da carne suína brasileira.