CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Levantamento aponta que 16% das mulheres que trabalham com inovação no agro atuam com startups

Saiba mais sobre a pesquisa com a Gleice Lira na coluna 'Giro do Agro'
mulheres na inovação agro
Saiba mais sobre a pesquisa com a Gleice Lira na coluna 'Giro do Agro'

Saiba mais sobre a pesquisa com a Gleice Lira na coluna ‘Giro do Agro’

Mulheres Inovando no Agronegócio

Uma pesquisa recente realizada pelo hub de inovação Agtec revelou dados importantes sobre a participação feminina no setor de inovação do agronegócio. De acordo com o estudo, 16% das mulheres que trabalham com inovação atuam em startups. Outras 30% desenvolvem projetos inovadores dentro de suas organizações, enquanto quase 19% trabalham com inovação em propriedades rurais. A pesquisa também destaca a presença feminina em posições de liderança, com 11% como cofundadoras de startups e quase 29% como gestoras em grandes empresas.

Desafios e Liderança

O estudo aponta que as mulheres ocupam posições de destaque no agronegócio, com uma parcela significativa possuindo pós-graduação (quase 40%). No entanto, a pesquisa também identificou os principais desafios enfrentados por essas profissionais. O machismo foi apontado como o principal obstáculo por 53% das participantes, índice que sobe para 65% entre as mulheres com menos de 35 anos. A dificuldade de ser ouvida (45,9%) e a falta de confiança das pessoas ao redor (45,3%) também foram citadas como grandes desafios.

Resultados e Perspectivas

As produtoras rurais representam pouco mais de 12% da amostra, e as pesquisadoras, 7,7%. A pesquisa demonstra a presença significativa de mulheres qualificadas no agronegócio, mas também destaca a necessidade de se combater o machismo e a falta de confiança que impedem um maior protagonismo feminino no setor. Para acessar os dados completos, basta buscar na internet por “perfil das mulheres que inovam o agro”.

O estudo traz uma visão abrangente da participação feminina na inovação do agronegócio, revelando tanto os sucessos quanto os desafios enfrentados pelas mulheres nesse campo. Os dados apresentados servem como um importante ponto de partida para futuras discussões e ações que promovam a igualdade de gênero e o empoderamento feminino no setor.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.