CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Levantamento aponta que 20% dos imóveis comerciais de Ribeirão estão disponíveis para locação

Números são do Creci e, segundo os dados, aumento se deu após o início da pandemia
Locação de imóveis comerciais
Números são do Creci e, segundo os dados, aumento se deu após o início da pandemia

Números são do Creci e, segundo os dados, aumento se deu após o início da pandemia

Locação de Imóveis Comerciais em Ribeirão Preto: Um Cenário de Mudança

Um levantamento recente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) de Ribeirão Preto revelou um dado preocupante: desde o início da pandemia, 20% dos imóveis comerciais da cidade estão disponíveis para locação. A proliferação de placas de “aluga-se” pela cidade evidencia a dificuldade enfrentada pelo mercado imobiliário local. Locais tradicionais para negócios estão desocupados, um cenário inédito para Antônio Marcos Melo, diretor do Creci.

O Impacto do Home Office e a Adaptação do Mercado

Segundo Melo, enquanto o mercado imobiliário residencial experimentou uma aceleração na procura, o comercial enfrenta uma realidade distinta. Silvia Bortoletti, gestora comercial de locação, relata o caso de uma sala comercial desocupada há três meses, mesmo após reforma e venda anterior. A pandemia acelerou a adoção do home office, levando empresas a reduzirem seus espaços físicos e, em muitos casos, a dispensarem completamente escritórios. A consequência direta é o aumento da oferta de imóveis comerciais disponíveis para locação.

Perspectivas para o Futuro do Mercado Imobiliário Comercial

A desocupação dos imóveis também implica na devolução de mobiliário e equipamentos, muitos dos quais foram transferidos para as residências dos funcionários durante o período de trabalho remoto. O diretor do Creci destaca a necessidade de flexibilidade por parte dos proprietários para acomodar as novas necessidades dos inquilinos, diante da redução de espaço demandado pelas empresas. Apesar da retomada gradual das atividades, a economia ainda enfrenta desafios, criando incertezas tanto para quem busca alugar quanto para quem depende da locação. A expectativa é que, com a liberação total das atividades pelo governo estadual, a situação se normalize até o final do ano.

Apesar dos desafios atuais, a expectativa é de que o mercado imobiliário comercial em Ribeirão Preto se estabilize gradualmente. A adaptação a novas realidades e a flexibilidade de proprietários e inquilinos serão cruciais para a recuperação do setor.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.