Quem analisa a fatia feminina no setor e as iniciativas de fomento do Supera Parque é melina Cais na coluna ‘CBN Tecnovação’
Mulheres Empreendedoras em Ribeirão Preto e Região
Um levantamento realizado pelo Supera Parque revelou que 25% das startups na região metropolitana de Ribeirão Preto são fundadas por mulheres. Este dado corrobora com informações da ONU, que apontam que as mulheres representam 28% dos graduados em engenharia e 40% nas áreas de ciência da computação e informática, mostrando a importância da participação feminina na inovação tecnológica.
Supera Parque: Inclusão e Protagonismo Feminino
O Supera Parque se destaca como uma iniciativa pública que promove a inclusão da mulher no empreendedorismo. Atualmente, cerca de 40 mulheres lideram startups assistidas pelo parque. Em 2018, foi criado o grupo “Juntas no Supera”, com o objetivo de aumentar a representatividade feminina, promover a igualdade de gênero e oferecer visibilidade, conexão e desenvolvimento para as empreendedoras.
Cases de Sucesso: Mulheres quebrando barreiras
Diversos exemplos de sucesso comprovam o protagonismo feminino no ecossistema empreendedor da região. Entre eles, estão a Prodermis, fundada por Carla Souza e Natália Nosse; a atuação de Estela Virgílio na By My Cell; Simone Dalla Rosa na Ávita; e Isabel Rodrigues do Santos na Doutor Fisiologia. Esses são apenas alguns exemplos de mulheres que superam desafios e constroem negócios de impacto.
Leia também
Ser empreendedora, para muitas, significa buscar iniciativas e realizar o que para outros pode parecer impossível. A curiosidade, a ousadia e a vontade de arriscar são características essenciais, e embora o caminho ainda seja longo, a persistência e o foco em ajudar as pessoas por meio do trabalho são fundamentais para o sucesso. Apesar dos desafios como a desigualdade de gênero e a jornada dupla ou tripla de trabalho, a paixão pelo empreendimento e a determinação em concretizar sonhos impulsionam essas mulheres a seguir em frente, impactando positivamente a sociedade.