Índice é 9% menor do que o registrado no ano passado
Apesar do impacto da pandemia, o Dia dos Pais de 2020 ainda deve movimentar bilhões. Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), realizada entre os dias 9 e 15 de julho, aponta que 58% dos consumidores pretendem presentear seus pais, um número considerado positivo pelo presidente da instituição, José César da Costa, apesar da queda de 9 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Cenário Econômico e Intenção de Compra
A pesquisa indica que o valor médio dos presentes se manterá em R$ 196,00, igual a 2019. Embora 34% dos consumidores planejem gastar menos devido à redução da renda e incertezas econômicas, a expectativa é de um faturamento de R$ 19,7 bilhões. A forma de pagamento preferida continua sendo à vista (74%), com 46% optando por dinheiro e 28% pelo cartão de débito.
Preferências de Presentes e Canais de Venda
Roupas (48%), perfumes e cosméticos (33%) e acessórios (19%) lideram a lista de presentes mais procurados. Com as lojas físicas ainda parcialmente fechadas, a internet surge como principal canal de vendas, com projeção de 39% das compras online, um aumento de 11% em comparação a 2019. Shoppings (24%) e lojas de departamento/ruas completam os canais de vendas.
Leia também
Adaptação do Varejo
A pesquisa destaca a importância da adaptação do varejo ao novo cenário. Com o crescimento das vendas online, a CNDL recomenda que os lojistas, mesmo aqueles com lojas físicas, invistam em aplicativos, WhatsApp e redes sociais para divulgar seus produtos e manter contato com os clientes. Protocolos de segurança e o atendimento virtual são essenciais para garantir a saúde e a segurança de todos.



