Fraldas, absorventes e até preservativos são encontrados em ações da Sabesp; gerente da companhia, João Luiz Areias, explica
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) alerta sobre o descarte irregular de lixo na rede de esgoto de Franca e região. De acordo com João Luiz Andrade de Areas, gerente do setor de distribuição e coleta da Sabesp em Franca, 80% dos entupimentos na rede são causados por esse problema.
Objetos encontrados na rede de esgoto
Entre os materiais mais frequentemente encontrados na rede de esgoto, estão absorventes, fraldas, óleo de cozinha e até mesmo preservativos. Em um caso recente, um cachorro foi encontrado dentro da rede coletora de esgoto, demonstrando a gravidade da situação.
Consequências do descarte irregular
O descarte irregular de lixo na rede de esgoto causa diversos problemas, como obstruções que podem resultar no retorno do esgoto para as casas, mau cheiro, proliferação de vetores (ratos, baratas etc.) e consequente impacto na saúde pública. Além disso, o lixo que não é tratado adequadamente acaba indo parar em córregos e rios, causando danos ambientais.
Soluções e conscientização
A Sabesp possui equipes especializadas para a desobstrução da rede de esgoto. A população pode entrar em contato pelo telefone 0800 05 0195 ou pelo site www.sabesp.com.br para reportar problemas. Além disso, há uma forte necessidade de conscientização da população sobre a importância do descarte correto do lixo, com a participação da prefeitura e ações de educação ambiental para evitar que o problema persista.
A situação em Franca demonstra a urgência de se combater o descarte irregular de lixo na rede de esgoto. A colaboração da população é fundamental para garantir o funcionamento adequado do sistema e a preservação do meio ambiente.



