De acordo com a Boa Vista SCPC, os autônomos e trabalhadores da área de serviços são os mais afetados
Dívidas crescentes: um retrato da realidade financeira brasileira
Uma pesquisa recente da Boa Vista revelou um cenário preocupante: metade dos consumidores brasileiros tem dificuldades para pagar suas contas. A situação afeta todas as regiões do país, atingindo inclusive aqueles que nunca haviam atrasado compromissos financeiros. A pressão econômica força as famílias a revisarem orçamentos e a priorizarem gastos essenciais.
Impacto nos diferentes perfis de consumidores
Autônomos e trabalhadores do setor de serviços são os mais impactados pela crise. A pesquisa indica que 56% dos entrevistados acreditam conseguir manter suas contas em dia por apenas dois meses. Outros 12% projetam até três ou quatro meses, enquanto 20% se mostraram inseguros quanto à sua capacidade de pagamento. A pesquisa também aponta que 80% das famílias já estão renegociando seus orçamentos, buscando formas de lidar com a instabilidade financeira.
Buscando soluções e alternativas de crédito
O estudo da Boa Vista mostra que 49% dos consumidores possuem compras parceladas, enquanto 27% detêm financiamentos para veículos. Considerando a situação, 59% dos entrevistados afirmam que provavelmente precisarão recorrer a novas linhas de crédito. Entre as opções mais procuradas estão o empréstimo pessoal, seguido pelo cartão de crédito e, em terceiro lugar, o consignado. A pesquisa destaca ainda que muitos recorrem a empréstimos de amigos e familiares como alternativa.
Leia também
Mesmo aqueles que conseguem manter as contas em dia demonstram preocupação com a persistência da crise. A possibilidade de demissões em massa, fechamento de comércios e redução de renda aumenta a necessidade de um planejamento financeiro cauteloso e a busca por soluções de crédito adicionais. A pesquisa reforça a necessidade de medidas que mitiguem os impactos da crise econômica sobre a população.



