CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Levantamento aponta que o e-commerce desbancou as vendas presenciais entre 25 de outubro e 10 de novembro

Foram levados em conta artigos natalinos; sobre o assunto confira a análise de André Patrocínio na coluna 'Conexão CBN'
vendas e-commerce
Foram levados em conta artigos natalinos; sobre o assunto confira a análise de André Patrocínio na coluna 'Conexão CBN'

Foram levados em conta artigos natalinos; sobre o assunto confira a análise de André Patrocínio na coluna ‘Conexão CBN’

O comércio eletrônico superou as vendas em lojas físicas no Natal de 2021, segundo pesquisa da Cuponomia, analisada pelo especialista em tecnologia e marketing digital André Patrocínio. Este crescimento foi impulsionado pelo uso de smartphones, com 73% das compras realizadas por meio de celulares.

Compras Online x Lojas Físicas

Uma tendência interessante é a combinação de pesquisa em lojas físicas com a compra online. Os consumidores visitam as lojas para verificar produtos, testando-os antes de finalizar a compra pela internet (11% das compras foram realizadas diretamente na loja). O e-commerce teve um crescimento de mais de 130% em relação ao ano anterior.

Perfil do Consumidor Online de Natal

As mulheres (68%) foram as maiores consumidoras, principalmente na faixa etária de 26 a 35 anos. Os produtos mais procurados foram moda e acessórios (44,7%), seguidos por eletrônicos e eletrodomésticos (38%) e maquiagem e beleza (37%). O Pix representou quase 7% das transações, enquanto o cartão de crédito liderou com 80% e o boleto com 10%.

Segurança e Cuidados nas Compras Online

Embora as compras online ofereçam vantagens como praticidade e concorrência de preços, é preciso cautela. Antes de comprar, verifique a reputação da loja online, procurando por informações no Reclame Aqui e Procon. Observe se o site possui CNPJ, telefone e endereço, evitando sites sem essas informações básicas. A pesquisa em diversos sites e a comparação de preços são fundamentais para garantir a melhor oferta e evitar golpes, especialmente em períodos de alta demanda como o Natal.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.