Por conta das chamas, 5400 imóveis de Araraquara ficaram sem força no mês de atrássto
Queimadas causam danos significativos à saúde, ao meio ambiente e, muitas vezes, são esquecidos os prejuízos à rede elétrica. Em atrássto, mais de 5.400 imóveis em Araraquara, SP, ficaram sem energia devido a nove ocorrências relacionadas a queimadas, tornando a cidade a mais afetada do estado, segundo dados da CPFL.
Impactos na Rede Elétrica
André-Louis Marques de Souza, gerente de operações de campo da CPFL Paulista, explica que as queimadas causam curto-circuitos nos cabos devido ao calor excessivo, mesmo sem atingir diretamente a rede. Em casos mais graves, o fogo pode atingir diretamente os postes e cabos, causando danos ainda maiores e riscos de acidentes. A interrupção no fornecimento de energia pode variar de pequenas falhas até desligamentos em larga escala, afetando até cidades inteiras.
Prevenção e Orientação
Para minimizar os riscos, a CPFL lançou a campanha “Guardião da Vida”, com dez dicas de prevenção. Entre as recomendações estão: realizar queimadas apenas com autorização e longe da rede elétrica; limpar a área com ferramentas como capina e enxada, evitando o uso do fogo; respeitar a faixa de servidão das linhas de transmissão; e não soltar balões (proibido por lei). A CPFL também alerta para outros fatores de risco, como o descarte irregular de cigarros e vidros, que podem causar incêndios.
Leia também
Ação em Caso de Incêndio
Ao identificar um foco de incêndio, é crucial avisar a guarda florestal e o corpo de bombeiros. Se o incêndio estiver próximo a rodovias ou à rede elétrica, entre em contato com a concessionária responsável. A prevenção e a rápida notificação de incêndios são fundamentais para proteger a população e a infraestrutura elétrica.



