Confira os detalhes deste estudo com a Heloisa Zaruh na coluna ‘CBN Mulher’
Um estudo da USP revelou um dado intrigante sobre a transmissão da Covid-19 em casais: em 63% dos casos onde marido e mulher foram infectados, o homem foi o transmissor.
Possíveis Motivos da Transmissão
De acordo com a pesquisa, que monitorou 744 casais por um ano, dois fatores principais podem explicar essa estatística. O primeiro diz respeito ao comportamento: homens tendem a ser menos cuidadosos com a higiene das mãos e o uso de máscaras, aumentando o risco de transmissão. O segundo fator é biológico: homens apresentam uma carga viral na saliva dez vezes maior que a das mulheres, mesmo com carga viral semelhante na nasofaringe. A saliva, segundo os pesquisadores, é a principal via de transmissão.
A Pesquisa e seus Detalhes
A análise da saliva masculina revelou uma infecciosidade 1,7 vezes maior que a feminina. Uma das hipóteses levantadas pela pesquisadora Maiana Zatz, envolvida no estudo, é que o maior tamanho do tórax masculino possa influenciar na produção de vírus na saliva. O fator hormonal também é considerado uma possibilidade. A pesquisa, ainda não publicada, analisou questionários respondidos pelos participantes, além da análise da saliva.
Leia também
Prevenção e Cuidados
Independentemente do gênero, a prevenção continua sendo crucial. Manter medidas de higiene, como o uso de máscara, distanciamento social, higienização das mãos com álcool em gel e a vacinação, são fundamentais para minimizar o contágio. A pesquisa da USP destaca a importância da conscientização e da adoção de práticas preventivas por todos, homens e mulheres, para controlar a transmissão da Covid-19.



