CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Levantamento indica que 60% da área verde de Santa Rosa de Viterbo foi destruída pelas queimadas

Cidade já registra 70 dias consecutivos com focos de incêndio; recuperação das áreas verdes pode levar 15 anos
destruição áreas verdes
Cidade já registra 70 dias consecutivos com focos de incêndio; recuperação das áreas verdes pode levar 15 anos

Cidade já registra 70 dias consecutivos com focos de incêndio; recuperação das áreas verdes pode levar 15 anos

Um levantamento da prefeitura de Santa Rosa de Viterbo revelou a assustadora dimensão dos danos ambientais causados pelos incêndios dos últimos meses: 60% das áreas verdes ao redor do município foram queimadas. A recuperação da vegetação nativa, segundo estimativas, levará de 15 a 20 anos.

Impacto ambiental devastador

Os incêndios, que duraram cerca de 70 dias, afetaram não apenas as matas nativas, mas também plantações de cana, café e outras culturas. A destruição atingiu áreas de preservação ambiental e matas ciliares, com consequências graves para o ecossistema local. A falta de um corpo de bombeiros na cidade obrigou a prefeitura a criar uma brigada de incêndio com 12 pessoas e caminhões-pipa para combater as chamas.

Consequências e desafios

Além da perda da vegetação, os incêndios causaram outros problemas. Um trecho da estrada que liga Cajuru a Santa Rosa precisou ser interditado devido ao risco de queda de eucaliptos queimados. Um acidente com uma árvore em chamas resultou na morte de um motociclista. A Defesa Civil estima que a recuperação total da área levará décadas, e o desafio atrásra é preservar o que restou da vegetação e planejar a recuperação das áreas atingidas, em um período de estiagem prolongada.

Prevenção e conscientização

A situação em Santa Rosa de Viterbo destaca a urgência de ações de prevenção e conscientização para evitar novos incêndios. A economia de água e recursos naturais é crucial, assim como a implementação de medidas para reduzir o risco de incêndios e proteger a vegetação. A recuperação do ecossistema levará anos, e a perda de biodiversidade é irreversível. A prevenção é fundamental para evitar que tragédias como essa se repitam.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.