Vestibular, um dos mais concorridos do país, ocorre no próximo domingo (24)
Neste domingo, acontece a primeira fase de um dos vestibulares mais concorridos do Brasil: a Fuvest. Com mais de 129 mil inscritos, o exame é a porta de entrada para a Universidade de São Paulo (USP) e exige dedicação, estudo e conhecimento das características da prova.
Língua Portuguesa e Literatura: Interpretação e Obras Literárias
Segundo análise de provas anteriores, a interpretação de texto se destaca em 40% das provas de língua portuguesa, enquanto os movimentos literários aparecem em quase 30%. A professora Carla Raquel destaca a importância de ler atentamente a pergunta, identificando os verbos de comando, antes de procurar a resposta no texto. Ela enfatiza a necessidade de estudar não apenas textos do cotidiano, mas também obras literárias trabalhadas ao longo do ano.
Matemática, Química e Física: Conteúdo e Nível de Dificuldade
Em matemática, trigonometria, geometria plana e espacial são os assuntos mais frequentes. A professora Marina Barreto destaca o perfil conteudista da Fuvest, com questões menos contextualizadas, porém com nível de dificuldade mais elevado que outros vestibulares. Na química, química geral, orgânica e físico-química são os pilares. Já em física, mecânica, eletricidade e termologia são os temas recorrentes.
Leia também
Humanas: Geografia e História
Em geografia, os candidatos devem se atentar às características da população brasileira, geopolítica e questões ambientais. Em história, o mundo contemporâneo e o sistema colonial são os principais focos. O professor Alaur Marquez alerta para a importância das atualidades, citando como exemplos a reforma da Previdência, a entrada do Brasil na OCDE e o desmatamento na Amazônia.
A primeira fase da Fuvest conta com 90 questões de conhecimentos gerais e 5 horas de duração. Os locais de prova podem ser conferidos em www.fuvest.br. A divulgação dos aprovados para a segunda fase será em 9 de dezembro, com as provas nos dias 5 e 6 de janeiro de 2024. A reportagem contou com a colaboração de Giovanni Enrique e Gabriela Dias da CBN Ribeirão.



