Saques que começaram a ser feitos na sexta animam os lojistas, que prometem promoções
FGTS nativo impulsiona vendas em março
A liberação do saque do FGTS nativo aqueceu as vendas do comércio em março. Com o início dos saques na última sexta-feira, muitos comerciantes apostaram nesse público para impulsionar seus negócios, realizando liquidações especiais para atrair consumidores.
Expectativas positivas para o comércio
Segundo José Fernando Domingues, presidente da Associação Comercial de São Carlos, a expectativa é de um aumento de até 3% nas vendas do município devido ao FGTS nativo. “Nós esperamos que, com o advento desse dinheiro, o comércio realmente tenha um crescimento. Aí eu calculo em torno de 3% nas vendas, porque a gente sabe que é um momento onde as lojas fazem promoções para que todo mundo aproveite”, afirmou.
De olho na oportunidade
A Caixa Econômica Federal estima que quase 5 milhões de trabalhadores sacarão o dinheiro extra na primeira etapa do projeto, injetando cerca de 6 bilhões de reais na economia. Lojas de todo o tipo oferecem descontos que chegam a 50% em diversos produtos. Daiane Gonçalves, gerente de uma loja de departamentos, relata que todos os setores tiveram redução de preços: “Refrigerador, máquina de lavar, celular, móveis, brinquedos… então a ideia é atrair o cliente para dentro da loja e aproveitar o uso do fundo de garantia aqui com a gente”. A estratégia parece estar funcionando, com relatos positivos de comerciantes como Demir Neves Amorim, que utilizou o dinheiro para comprar o enxoval do filho que está para nascer. “A gente vai comprar o enxoval do bebê, minha linda esposa está grávida e já vi um bebêzinho para nós aí. Veio numa hora muito boa porque mesmo sendo uma gravidez planejada, esse dinheiro não estava nos planos. Então chegou numa hora ótima e nós vamos fazer bom aproveito”, comemora.
Leia também
As agências da Caixa Econômica Federal mantiveram funcionamento especial na segunda e terça-feira, abrindo duas horas mais cedo, às 8h da manhã, para atender a demanda de quem iria sacar o FGTS nativo. A iniciativa demonstra o impacto positivo da medida na economia local.



