CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Licitação para duplicação da Avenida Antônio Mugnato Marincek deve ser aberta nesta quarta

Ligando sete bairros, ela é uma das principais vias da Zona Leste de Ribeirão Preto; obras eram prometidas há três anos
duplicação Avenida Antônio Mugnato
Ligando sete bairros, ela é uma das principais vias da Zona Leste de Ribeirão Preto; obras eram prometidas há três anos

Ligando sete bairros, ela é uma das principais vias da Zona Leste de Ribeirão Preto; obras eram prometidas há três anos

Após quase três anos de espera, a tão aguardada duplicação da Avenida Antônio Mugnatto Marinsek, principal via de acesso a sete bairros da zona leste de Ribeirão Preto, finalmente deve se concretizar. A demora na execução do projeto tem sido alvo de críticas devido aos frequentes congestionamentos e aos riscos constantes para motoristas, ciclistas e pedestres que circulam pela avenida, especialmente nos horários de pico, quando o fluxo chega a 3.600 veículos nos dois sentidos.

Detalhes da Obra e Urbanização Completa

A abertura da licitação para a obra será publicada no Diário Oficial do município. Segundo o secretário municipal de Obras, Abranche Fuad Abdo, o projeto prevê a urbanização completa de mais de 4 quilômetros da avenida, incluindo a duplicação da via, pavimentação, ciclovia, instalação de bancos, lixeiras, abrigos para pontos de ônibus, rampas de acessibilidade, calçadas e paisagismo. O trecho a ser contemplado vai da Rodovia Anhanguera até o Residencial Antônio Palocci.

Financiamento e Implicações da Demora

O investimento para a obra, proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), teve um aumento de 20% em relação à previsão inicial, saltando de R$ 31 milhões para R$ 36,9 milhões. Esse aumento gerou questionamentos por parte da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Gustavo Bugalho, membro da Comissão de Licitação da OAB, ressalta a importância de um planejamento rigoroso nas licitações, com estudos jurídicos detalhados e apreciação do Tribunal de Contas, para evitar atrasos e possíveis impugnações.

Previsão de Início e Próximos Passos

Caso não haja novas impugnações, a previsão é que as obras comecem na segunda quinzena de abril, iniciando no sentido cidade-bairro, da Rodovia Anhanguera até a entrada do bairro Ruyem de Roseta. Além da duplicação da avenida, a prefeitura também planeja licitar a elaboração do projeto para a construção de 52 quilômetros de corredores estruturais de ônibus, sendo que 4 quilômetros desses corredores serão implementados na própria Avenida Antônio Mugnatto Marinsek. Os recursos para a obra estão garantidos pela Caixa Econômica Federal, e as empresas interessadas terão 30 dias para apresentar suas propostas. A previsão é que a obra seja concluída em 24 meses a partir do seu início, beneficiando 15 bairros e mais de 70 mil pessoas.

O andamento do processo licitatório será acompanhado de perto, com a expectativa de que tudo ocorra dentro dos conformes.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.