CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Líder de grupo que aplicava golpes sobre precatórios é preso em Ribeirão

Quadrilhava entrava em contato com pessoas que tinham dinheiro a receber do Estado para ficar com os repasses
golpes precatórios
Quadrilhava entrava em contato com pessoas que tinham dinheiro a receber do Estado para ficar com os repasses

Quadrilhava entrava em contato com pessoas que tinham dinheiro a receber do Estado para ficar com os repasses

A Polícia Civil deflagrou uma operação nesta terça-feira (data a ser inserida) para desarticular uma quadrilha especializada no golpe dos precatórios. As ações ocorreram em Ribeirão Preto e Porto Alegre, com o objetivo de prender os responsáveis pelo golpe que causou um prejuízo estimado em R$ 1 milhão a cerca de 300 vítimas em todo o Brasil.

Prisões e Mandados

Foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de prisão temporária contra 18 investigados. Até o momento, duas pessoas foram presas: um homem, apontado como chefe da quadrilha, e uma mulher. As investigações apontam para uma organização criminosa que operava a partir de Ribeirão Preto, com ramificações em outros estados. 15 contas bancárias foram bloqueadas pela justiça.

Modus Operandi e Perfil das Vítimas

O delegado Juliano Ferreira, da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, detalhou o modus operandi da quadrilha. Os golpistas se passavam por funcionários do poder judiciário e, por meio de mensagens de WhatsApp, notificavam as vítimas sobre valores a receber referentes a precatórios. O golpe consistia em exigir o pagamento de custas para liberar o dinheiro, enganando as vítimas. O perfil das vítimas é geralmente de pessoas idosas, embora o golpe tenha atingido pessoas em todo o Brasil. O delegado ressaltou que o líder da quadrilha, um homem de 48 anos com antecedentes criminais, inclusive já foragido por crime semelhante, orientava seus comparsas a não aplicar o golpe em idosos, denominando-os de “veinhos”.

Próximos Passos e Alerta à População

Os suspeitos responderão pelos crimes de estelionato virtual, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A polícia investiga a participação de outros envolvidos e busca identificar outras vítimas. A Polícia Civil reforça a importância de registrar um boletim de ocorrência caso você tenha sido vítima de um golpe semelhante, para auxiliar nas investigações e identificar possíveis outros crimes praticados pela quadrilha. A operação demonstra o trabalho conjunto entre as polícias de Ribeirão Preto e Porto Alegre para combater crimes virtuais e proteger a população de golpes sofisticados.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.