CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Linda e misteriosa… conheça a Ilha de Páscoa, no Chile

Ouça a coluna 'CBN Boa Viagem' com Aline Calache
Ilha de Páscoa
Ouça a coluna 'CBN Boa Viagem' com Aline Calache

Ouça a coluna ‘CBN Boa Viagem’ com Aline Calache

A Ilha de Páscoa, localizada a mais de 3.700 quilômetros da costa do Chile, é um dos lugares habitados mais remotos do mundo. Sua distância dificulta o acesso, sendo necessário realizar ao menos uma escala, ou até duas, para chegar de avião a partir do Brasil. Apesar da dificuldade, a ilha oferece atrações únicas que justificam a viagem.

Os Moais: Símbolos da Ilha de Páscoa

As famosas estátuas de pedra, conhecidas como moais ou naoocchi, são a principal atração da ilha. Mais de 850 já foram encontradas, com variações em seus estilos, como os moais “focal”, que possuem pálpebras desenhadas e elementos que lembram chapéus. A plataforma de Agotongariki, com 200 metros de comprimento e 15 moais, é um dos pontos mais imponentes para se visitar.

Desvendando os Mistérios da Ilha

Um dos grandes mistérios da Ilha de Páscoa são as inscrições encontradas em algumas estátuas, em uma língua chamada Rongorongo. Semelhantes a hieróglifos egípcios, essas inscrições permanecem indecifráveis, adicionando um toque de mistério à ilha. Outro enigma é o transporte das gigantescas estátuas, que pesam até 80 toneladas. Existem diversas teorias, mas a forma exata como foram erguidas e transportadas ainda permanece um mistério.

Planejando sua Visita

Para conhecer os principais moais e a plataforma de Agotongariki, um dia pode ser suficiente. No entanto, para uma imersão completa na cultura e história da ilha, recomenda-se uma estadia de pelo menos três dias. Além dos moais, a ilha oferece belas praias com rochas vulcânicas e um clima agradável, embora as praias não sejam o foco principal da visita. A experiência na Ilha de Páscoa é marcada pelo misticismo e pela riqueza histórica, tornando-a um destino único e inesquecível.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.