CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Linha rosa no transporte público reacende debate sobre segurança das mulheres em Ribeirão Preto

Projeto aprovado pela Câmara prevê ônibus exclusivos para mulheres nos horários de pico, mas ainda depende de sanção do prefeito e estudos técnicos
Transporte
Ônibus do transporte público de Ribeirão Preto - Leonardo Sousa/CBN Ribeirão

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto aprovou um projeto que propõe a criação da chamada linha rosa no transporte coletivo, com ônibus exclusivos para mulheres nos horários de pico. A proposta visa ampliar a segurança, o conforto e a dignidade das passageiras, diante de casos recorrentes de assédio e importunação no transporte público.

Na coluna De olho na política, o comentarista Bruno Silva destacou que, apesar do mérito da iniciativa, o projeto escancara uma falha social mais profunda: a necessidade de criar espaços exclusivos como forma de proteção. A proposta, de autoria do vereador Diácono Ramos, se inspira em experiências já adotadas em São Paulo, como os vagões exclusivos para mulheres no metrô, mas levanta questionamentos sobre viabilidade financeira, fiscalização e impacto operacional.

O texto ainda precisa ser sancionado pelo prefeito Ricardo Silva e passará por análise técnica do Executivo e de órgãos como a RP Mobi. A discussão também envolve dúvidas sobre custos, adaptação da frota e respeito à exclusividade dos veículos. Os detalhes e a análise completa você confere no áudio da coluna.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.