Neste primeiro semestre, as paralisações de energia aumentaram 40% em relação ao mesmo período do ano passado
As interrupções de energia elétrica em São Carlos causadas por pipas enroscadas na rede de alta tensão aumentaram quase 40% no primeiro semestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados da CPFL, foram registradas 78 interrupções até 20 de julho, sendo a maioria delas atribuída a esse tipo de acidente.
Perigo na brincadeira
Segundo Jorge Matisumoto, gerente de negócios da CPFL, o perigo é grande. Crianças puxam as pipas enroscadas nos fios, provocando curtos-circuitos e desligamentos da rede. Em São Carlos, 65% dos casos ocorreram nos bairros Cruzeiro do Sul, Cidade Aracy e Caimbu.
Ações de conscientização
Para conscientizar as crianças, ONGs na cidade estão disponibilizando áreas longe da fiação para empinar pipas com segurança. O educador Fábio García Alvarez destaca que a pipa é uma brincadeira muito popular no bairro, e reforça a importância de evitar o uso de cerol e outros materiais cortantes e perigosos. A utilização de cerol, além de ser crime, representa risco para pedestres, ciclistas e motociclistas.
Leia também
- Ocorrências com pipas causaram 1465 interrupções de energia em 2024 na região de Ribeirão Preto
- Como ser mais produtivo no ambiente de trabalho em um mundo com cada vez mais interrupções?
- Acidente e turismo em são carlos: São Carlos pedirá ao Estado reconhecimento como Município de Interesse Turístico
A CPFL alerta para os perigos do uso de materiais como vidro moído e produtos metálicos nas linhas das pipas, que podem aumentar a condutividade elétrica e causar acidentes graves, inclusive fatais. A participação da comunidade na fiscalização também é fundamental para reduzir esses incidentes.



