CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Lista de “não perturbe” volta a ser discutida na Anatel nesta quinta-feira

Instituto de Defesa do Consumidor acredita que medida não será capaz de barrar as ligações abusivas
lista não perturbe Anatel
Instituto de Defesa do Consumidor acredita que medida não será capaz de barrar as ligações abusivas

Instituto de Defesa do Consumidor acredita que medida não será capaz de barrar as ligações abusivas

O problema do telemarketing abusivo está em pauta em reunião na Anatel, em Brasília. O encontro, que acontece hoje, contará com a participação do Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações.

Nova regra da Anatel e suas limitações

A Anatel estabeleceu uma regra que obriga as operadoras a criarem uma lista de consumidores que não desejam receber ligações de telemarketing até 12 de julho. O cadastro nessa lista nacional impede as operadoras de oferecer pacotes a esses consumidores. No entanto, uma pesquisa da Secretaria Nacional do Consumidor revela que 92,5% dos entrevistados ainda recebem essas chamadas, muitas vezes sem conseguir identificar a empresa ligadora devido à queda da ligação após o atendimento.

Sugestões para conter o abuso

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) acredita que a lista de não perturbe não será suficiente para solucionar o problema. O Idec propõe soluções adicionais, como a exigência de autorização expressa do consumidor para ofertas telefônicas, a proibição de ligações automatizadas e de robôs para múltiplos consumidores simultaneamente, a proibição de ligações de números não identificados e de números alternativos em caso de bloqueio. Sugere-se também que, caso o consumidor autorize o telemarketing, as ligações ocorram apenas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Essas propostas serão discutidas na reunião da Anatel.

Atuação da Anatel

A Anatel afirma que o comitê é composto por representantes da sociedade e auxilia a agência a entender as necessidades dos consumidores. Embora a Anatel não seja obrigada a acatar as sugestões do conselho, ela as considerará em suas decisões.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.