Historiadora Lilian Rosa conversou com a CBN Ribeirão
O livro “Paisagem Cultural do Café” foi lançado em Ribeirão Preto, História do café na cidade, destacando a história da cidade marcada pela cultura do café. A obra reúne 34 locais culturais importantes, construídos entre o final do século XIX e o início do século XX, que ainda existem e podem ser visitados por moradores e turistas.
A historiadora Lilian Rosa, do Centro Universitário Barão de Mauá e do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, explicou que o lançamento ocorreu no Estúdio Kaiser de Cinema. Além do livro, o kit inclui um mapa com roteiros de visitação pela cidade e área rural, além de um documentário que apresenta os locais abordados.
Conteúdo e objetivo da obra: O livro funciona como um guia que auxilia na identificação da história da arquitetura e da evolução urbana de Ribeirão Preto. Ele destaca estilos arquitetônicos presentes no centro da cidade e em Bonfim Paulista, região escolhida por preservar características bucólicas que a cidade perdeu ao longo do tempo.
Leia também
Equipe interdisciplinar: A obra foi produzida por mais de dez autores, entre arquitetos, historiadores, sociólogos, antropólogos e comunicadores, em um trabalho conjunto entre várias instituições de ensino e pesquisa. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) orientou tecnicamente o projeto.
Entre os colaboradores estão o professor doutor Marcos Câmara, do curso de música da Universidade de São Paulo (USP), além dos arquitetos Marcelo Carlusse, Donny Sebbe e Carolina Margarido. O trabalho buscou integrar análises visuais dos bens materiais com interpretações históricas e simbólicas, resultando em textos acessíveis para um público amplo.
Detalhes do processo e perspectivas: Apesar da abrangência do livro, muitos locais e aspectos culturais ficaram de fora, como a arquitetura moderna da cidade pós-anos 1940 e 1950, que também possui grande valor histórico. A expectativa dos organizadores é que outras publicações possam explorar essas e outras riquezas da cidade.
Entenda melhor
O lançamento do livro tem como objetivo incentivar moradores e visitantes a observar a cidade com mais atenção e valorização, reconhecendo a beleza e a história presentes nas edificações. O projeto busca contribuir para tornar Ribeirão Preto uma cidade mais criativa, sustentável e culturalmente valorizada.



