A jornalista e editora Sâmara Azevedo falou sobre a relação do livro com a pandemia do novo coronavírus
Desde o início da pandemia de Covid-19, pessoas com diabetes foram consideradas grupo de risco. Pensando nisso, um livro com mais de 100 relatos de pacientes com diabetes foi lançado recentemente, oferecendo apoio e informação a quem enfrenta a doença e suas incertezas, principalmente durante a pandemia.
Histórias de Superação e Adaptação
A jornalista Samara Azevedo, uma das autoras do livro “Papo de Diabético”, explica que a ideia surgiu da necessidade de compartilhar experiências. Cada autor contribuiu com um relato pessoal sobre o diabetes, focando principalmente nos desafios enfrentados durante a pandemia. A compilação resultou em mais de 40 histórias, revelando um sentimento comum de gratidão e o desejo de inspirar outras pessoas.
Desafios e Mudanças na Rotina
Samara relata que, no início da pandemia, sentiu apreensão e ansiedade. A constante exposição midiática às complicações do diabetes em conjunto com a Covid-19 gerou preocupação. Entretanto, a situação acabou impulsionando mudanças positivas em sua rotina, como a prática regular de exercícios físicos em casa e uma maior atenção à alimentação, com o auxílio de uma nutricionista. Ela destaca, porém, que nem todos têm acesso aos mesmos recursos e cuidados.
Leia também
Lições e Esperança
O livro apresenta diversos relatos comoventes, incluindo o de um homem que, após uma parada cardíaca e coma, teve uma experiência de quase-morte e, ao retornar, adotou um estilo de vida mais saudável, tornando-se atleta. Há também histórias mais leves, como a de um padrinho que teve uma hipoglicemia durante um casamento, causando um divertido momento de distração para os convidados. As histórias demonstram resiliência, adaptação e a importância do apoio mútuo para pessoas com diabetes, oferecendo esperança e inspiração a todos que enfrentam desafios semelhantes. O livro está disponível e pode ser encontrado através do Instagram @papodediabetico.



