CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Livro ‘Mulheres da Cana-de-açúcar’ terá segunda edição lança em 20 de março

Livro traz o perfil de 160 mulheres que trabalham na área; Luciana Rodrigues Paiva, autora do livro, comenta
Livro ‘Mulheres da Cana
Livro traz o perfil de 160 mulheres que trabalham na área; Luciana Rodrigues Paiva, autora do livro, comenta

Livro traz o perfil de 160 mulheres que trabalham na área; Luciana Rodrigues Paiva, autora do livro, comenta

Em março, mês dedicado às mulheres, Livro ‘Mulheres da Cana, será lançada a segunda edição do livro Mulheres da Cana de Açúcar, que destaca a participação feminina no setor sucroenergético, especialmente na região de Ribeirão Preto. A obra, criada e editada por Luciana Rodrigues Paiva, será lançada no dia 20 de março durante o 13º encontro Cana Substantivo Feminino, evento que reúne há 13 anos mais de 500 mulheres do setor.

Participação feminina no setor sucroenergético

O livro apresenta perfis de 160 mulheres que atuam em 65 empresas do setor, Livro ‘Mulheres da Cana, mostrando ações para aumentar a presença feminina e valorizar seu trabalho. Apesar de o Brasil ser o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e o setor gerar mais de um milhão de empregos, apenas cerca de 20% são ocupados por mulheres. Segundo Luciana, esse número deve crescer devido à qualificação feminina e à automação das atividades.

Histórias e trajetórias: A obra traz relatos das pioneiras, como a primeira operadora de máquinas e a primeira produtora de cana da região, além de mulheres que ingressaram recentemente no setor. Um exemplo citado é o de uma mulher que superou a depressão e a falta de emprego ao se qualificar para operar uma máquina colhedora de cana, obtendo também carteira de habilitação para atuar como motorista de caminhão que transporta até 110 toneladas de cana.

Origem e importância do evento <em>Cana Substantivo Feminino</em>: O evento, realizado em Ribeirão Preto, foi criado para dar voz e espaço às mulheres no setor, tradicionalmente dominado por homens. O nome faz referência ao gênero feminino da palavra “cana” e simboliza a valorização das mulheres na área. Atualmente, é considerado o maior evento feminino do setor sucroenergético no mundo.

Acesso ao livro e ao evento: A segunda edição do livro estará disponível gratuitamente em versão digital a partir do dia 20 de março no site www.canonline.com.br. O 13º encontro Cana Substantivo Feminino também ocorrerá na mesma data, reunindo profissionais do setor para discutir e promover a participação feminina.

Informações adicionais

O setor bioenergético envolve cerca de 112 profissões, incluindo jornalistas, profissionais de marketing, motoristas e trabalhadores rurais, oferecendo diversas oportunidades de emprego para homens e mulheres. A automação e a qualificação técnica são fatores que ampliam o espaço para as mulheres no setor.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.