CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Locações de imóveis usados aumentam 120% na região de Ribeirão Preto

Pesquisa do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Crecisp) levou em consideração 11 cidades; José Augusto Viana analisa
Locação imóveis usados Ribeirão Preto
Pesquisa do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Crecisp) levou em consideração 11 cidades; José Augusto Viana analisa

Pesquisa do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Crecisp) levou em consideração 11 cidades; José Augusto Viana analisa

Mercado imobiliário em Ribeirão Preto e região: vendas em queda e locações em alta

Uma pesquisa recente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (CRECI-SP) analisou o mercado imobiliário de 12 cidades da região de Ribeirão Preto em junho de 2023, comparando-o com os dados de maio. Os resultados apontam uma queda de 1,78% nas vendas e um surpreendente aumento de 124,98% nas locações.

Aumento expressivo nas locações: motivos e consequências

O crescimento significativo nas locações não indica um aumento na demanda por imóveis, mas sim um reflexo da dificuldade de locatários em renovar seus contratos devido aos altos reajustes. Muitos locatários, com contratos de 30 meses vencidos, foram obrigados a devolver seus imóveis e procurar alternativas mais acessíveis em regiões periféricas. Esse movimento gerou uma alta demanda por imóveis nessas áreas, elevando artificialmente o número de locações. De fato, 97% das transações de locação em junho se originaram da devolução de imóveis por locatários que não conseguiram arcar com os novos valores de aluguel. Ainda, 66,7% dos contratos foram firmados em regiões periféricas.

Cenário econômico e perspectivas futuras

Esse cenário é consequência direta da conjuntura econômica atual, com a inflação e os juros altos impactando diretamente o mercado de aluguel. A alta taxa de juros desestimula investimentos no setor imobiliário, enquanto a legislação protetiva ao locatário inibe novos investidores. A situação é agravada pela necessidade de muitos proprietários de imóveis, frequentemente idosos, em complementar sua renda com a locação. Com a alta demanda e a escassez de imóveis disponíveis, os proprietários têm maior liberdade para definir os preços, o que impulsiona ainda mais a busca por opções mais baratas em áreas periféricas. A inadimplência, apesar do aumento, tem sido mitigada pelo uso de seguros-fiança, que estão substituindo gradativamente a figura do fiador, principalmente na região de Ribeirão Preto, onde 66,7% dos contratos utilizaram essa modalidade em junho. A tendência de migração para regiões periféricas é observada em todo o Brasil, e a possibilidade de aumento da inadimplência permanece como um risco.

O mercado imobiliário da região de Ribeirão Preto enfrenta um momento desafiador, com a combinação de queda nas vendas e aumento expressivo nas locações refletindo as dificuldades econômicas e as mudanças no perfil das garantias locatícias. A situação requer atenção e acompanhamento constante para avaliar os impactos a longo prazo.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.