Cerca de 57% dos entrevistados em uma pesquisa pretendem fazer as compras em sites; Abcomm prevê aumento de 5% nas vendas
As vendas online prometem explodir em novembro com a chegada da Black Friday. Lojas já se preparam para o aumento da demanda, com promoções antecipadas e contratações em massa.
Preparativos para a Black Friday
Com a proximidade da Black Friday, muitas empresas do comércio eletrônico já iniciaram suas promoções. O aumento previsto nas vendas em relação ao ano passado tem levado diversas lojas a reforçarem seus estoques e a contratar novos funcionários. Um empresário do ramo de suplementos, Nicolas Azenha, relatou ter contratado quatro funcionários para atender à demanda esperada, afirmando que as vendas online representam um aumento de cerca de 60% em seu negócio durante o período da Black Friday e Black November.
Preferência pelo Online e Impacto na Logística
De acordo com dados da agência Folha 10, 57% dos entrevistados pretendem comprar pela internet na Black Friday deste ano, e 51% usarão aplicativos. A praticidade e o conforto de comprar de casa são os principais motivos. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico prevê um aumento de 5% nas vendas em relação à Black Friday do ano passado. Esse crescimento impacta diretamente a cadeia logística, gerando novas oportunidades de emprego, principalmente para posições temporárias, como destaca Fernando Mançã, diretor de operações de uma empresa do setor. Segundo ele, há muitas vagas para quem busca primeiro emprego, sendo desejável familiaridade com redes sociais, aplicativos e programas básicos de computador, além de experiência em compras online.
Dicas para Compras Seguras
Para os consumidores, a recomendação é priorizar compras em sites seguros e redobrar a atenção ao inserir dados de cartão de crédito para evitar fraudes. O crescimento do comércio eletrônico demonstra a consolidação do hábito de compra online no Brasil e as oportunidades geradas em diversos setores, desde o varejo até a logística.



