Comércio já ‘se veste’ de verde e amarelo
Ribeirão Preto se prepara para a Copa do Mundo
A cidade de Ribeirão Preto já respira o clima da Copa do Mundo. Lojas estão decoradas com as cores verde e amarelo, e a população busca acessórios para torcer pela seleção brasileira. O vendedor Manuel Francisco precisará repor seus estoques de itens relacionados à Copa, após ter descartado tudo em 2014. O empresário Juliano Guedes, sócio de um bar na rua João Penteado, comprou diversos acessórios para decorar seu estabelecimento e transmitir todos os jogos do Brasil, em parceria com uma universidade local. A ideia é criar um ambiente festivo, com bandeiras de todas as seleções e itens como chapéus para os clientes.
Comércio aquecido, mas com expectativas divididas
Em uma loja de fantasias no centro, as vendas aumentaram na semana passada, com produtos variando de R$ 2 a R$ 45. A gerente Marcela Gui explica que, apesar da cautela inicial após a Copa de 2014, as vendas de camisetas, chapéus e vuvuzelas estão crescendo. Porém, nem todos estão animados. O aposentado Sebastião Masali afirma que não acompanhará os jogos, considerando a situação política e econômica do país como um momento inadequado para celebrações. O comerciante mineiro Fortunato, de passagem pela cidade, também não pretende torcer pela seleção, devido ao descontentamento com a política.
Futebol e política: uma relação complexa
Em contraponto, o supervisor de telemarketing Rafael Alex, afirma que acompanhar os jogos com a família é uma tradição anual, mesmo ciente dos problemas do Brasil. Ele acredita que o futebol faz com que o país se esqueça, temporariamente, dos problemas políticos e econômicos. Ele defende que o brasileiro deveria torcer pela seleção, mas com consciência da situação do país e com a necessidade de lutar por mudanças.
Leia também
O Brasil estreia na Copa do Mundo no dia 17 de junho, às 15h, contra a Suíça. Os jogos serão transmitidos pela Rede Globo.



