Economista da Acirp, Gabriel Couto, aposta em um aumento nas vendas de cerca de 2,5% em relação a 2018
O Dia dos Pais se aproxima e o comércio de Ribeirão Preto se prepara para a data, com expectativas positivas em relação às vendas. Segundo Gabriel Couto, economista da ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), uma pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC com 500 empresários brasileiros indica que 76% esperam vendas iguais ou superiores às do ano passado, com 42% demonstrando grande otimismo.
Expectativas Positivas e Estratégias de Vendas
Lojas do centro da cidade já iniciaram promoções para atrair clientes. Embora a pesquisa seja qualitativa e não especifique valores, a expectativa é de crescimento em relação a 2023. Esse otimismo é atribuído, em parte, à aprovação da reforma da previdência, que aumenta a confiança dos empresários e estimula os consumidores.
Contratações e Impacto do Saque do FGTS
Com a proximidade do Dia das Crianças e da Black Friday, somadas à liberação do saque do FGTS em setembro, a expectativa é de aumento nas contratações temporárias, algumas podendo se tornar definitivas. Embora o valor do saque seja limitado a R$500 por conta, a injeção de dinheiro na economia deve contribuir positivamente para as vendas, principalmente no final do ano.
Estratégias dos Comerciantes e Perspectivas para o Futuro
Para atrair clientes, 43% dos comerciantes entrevistados pretendem facilitar as opções de pagamento, oferecer descontos e criar promoções. Apesar da ausência de dados sobre o ticket médio, a expectativa é de uma melhora no cenário econômico do segundo semestre, em comparação com o primeiro, com reflexos positivos para o comércio e geração de empregos. A projeção é de uma recuperação gradual, sem grandes mudanças em relação ao primeiro semestre, mas com uma melhora significativa em relação às datas comemorativas anteriores.



