CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Longa-metragem ‘Madre’ tem exibição gratuita, neste sábado (9), no Cineclube Cauim

Documentário ribeirão-pretano conta a história de Maurina Borges da Silveira, freira presa e torturada na ditadura militar
Longa
Documentário ribeirão-pretano conta a história de Maurina Borges da Silveira, freira presa e torturada na ditadura militar

Documentário ribeirão-pretano conta a história de Maurina Borges da Silveira, freira presa e torturada na ditadura militar

O documentário de longa-metragem Madre será exibido gratuitamente em Ribeirão Preto no próximo sábado, dia 9, às 19h30, no Cineclube Kaouim, dentro do projeto Cinema e História. A exibição é uma nova oportunidade para quem não conseguiu assistir à sessão única realizada em setembro, que lotou o auditório da Biblioteca Municipal José Roberto Mesquita, na região da Junqueira.

Contexto e temática do documentário: Madre aborda a história de Maorina Borges da Silveira, Longa, uma freira presa política em Ribeirão Preto durante a ditadura militar, que foi torturada, banida do Brasil e acusada de terrorismo. O filme apresenta uma perspectiva feminina ao entrevistar 15 mulheres, entre ex-presas políticas, religiosas, uma historiadora e uma advogada, e revisita locais relacionados à trajetória de Maorina, desde a prisão até o exílio no México e seus últimos dias.

Produção e conteúdo: Produzido pela No Olhar Filmes, Longa, de Campinas, sob a direção das documentaristas Ana Paula Pinheiro e Marcela Varani, o documentário foi realizado por uma equipe formada exclusivamente por mulheres. O projeto teve início há 20 anos, com entrevistas feitas para o trabalho de conclusão de curso de jornalismo de uma das diretoras, natural de Ribeirão Preto.

Recursos e reconhecimento: O filme conta com o apoio da Cinemateca Brasileira, Longa, dos arquivos da TV Cultura e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e inclui músicas de Chico Boar (Gilberto Gil) e Paulo César Pinheiro. Em 2024, Madre foi exibido em festivais como o Festival Internacional de Cinema de Santos, o Festival Cine de Omar no Uruguai e o Infinito Film Festival nos Estados Unidos.

Informações adicionais

A sessão no Cineclube Kaouim tem capacidade para 200 pessoas. Não foram divulgados detalhes sobre a necessidade de retirada de ingressos ou reservas para a exibição.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.