Quem ganhar a votação para assumir o Legislativo também assume o Executivo da cidade; Bruno Silva explica no De Olho na Política
A cidade de Tacoaritinga vive um momento político conturbado. Com o afastamento do prefeito Van der Leijos Mársico e a renúncia do vice, Víciluís Fernando Coelho da Rocha, a Câmara Municipal realiza hoje, às 19h30, uma eleição para escolher o novo prefeito em exercício.
Contexto da Crise
O afastamento de Mársico e do secretário da Fazenda, Carlos Fernando Montonholy, se deu devido a investigações de improbidade administrativa e danos ao erário, com inconsistências nas contas da prefeitura em 2022 que apontam um rombo de mais de 70 milhões de reais.
A Eleição na Câmara
Apenas dois vereadores concorrem à vaga: Luciano José de Azevedo (PSD) e Miriam Pônsio (PT). A eleição define não apenas o novo prefeito em exercício, mas também o presidente da Câmara, cargo que será automaticamente ocupado pelo vencedor. A disputa acirrada se deve à complexidade da situação, com o prazo de seis meses para descompatibilização de cargos se encerrando na sexta-feira, dia da janela partidária. Essa situação gerou pouco interesse em assumir a prefeitura, resultando em uma eleição com poucos candidatos.
Leia também
Cenário Político e Perspectivas
A escolha do novo prefeito em exercício será crucial para os próximos meses em Tacoaritinga. A cidade enfrenta uma grave crise econômica e política, com atrasos em pagamentos e falta de serviços públicos. A candidata Miriam Pônsio, em áudio enviado à CBN, destacou a necessidade de união para ajustar as contas públicas e buscar investimentos. O vencedor da eleição, seja Azevedo ou Pônsio, poderá se candidatar à prefeitura nas eleições de 2024, mas não a vereador, devido às regras de descompatibilização. A situação política em Tacoaritinga permanece complexa e incerta, com o futuro da cidade dependendo das decisões da justiça e da capacidade do novo gestor em enfrentar a crise.