CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Luiz de Moura Castro, um dos grandes pianistas brasileiros

Músico faleceu no último sábado (5) nos Estados Unidos; conheça um pouco da história deste artista no 'Sala de Música'
pianistas brasileiros
Músico faleceu no último sábado (5) nos Estados Unidos; conheça um pouco da história deste artista no 'Sala de Música'

Músico faleceu no último sábado (5) nos Estados Unidos; conheça um pouco da história deste artista no ‘Sala de Música’

O pianista Luiz de Moura Castro, um dos grandes nomes do piano brasileiro, faleceu aos 83 anos no último sábado (5 de abril). Embora não seja tão conhecido do grande público, sua importância para a música brasileira é inegável, tendo gravado mais de 40 álbuns e se destacado na divulgação da música sul-americana.

Um legado musical

Moura Castro teve uma intensa carreira como concertista e professor. Sua especialidade era a música para piano, com destaque para compositores como Chopin, cujas obras ele interpretava com maestria. Sua performance era marcada pela serenidade, contrastando com sua notável virtuosidade técnica. Ele viveu e trabalhou por muitos anos nos Estados Unidos, onde contribuiu significativamente para a divulgação da música brasileira.

Interpretações e arranjos

A música clássica, muitas vezes catalogada com números de opus, permite diferentes interpretações e arranjos. Cada pianista imprime sua marca pessoal na obra, criando novas dimensões e nuances. Moura Castro, por exemplo, apresentava versões únicas de peças de compositores como Heitor Villa-Lobos (Baianas Brasileiras) e Ernesto Nazareth, adicionando sua própria assinatura musical a cada composição. Sua interpretação de obras de Astor Piazzolla também era bastante singular.

Um artista singular

A trajetória de Luiz de Moura Castro destaca a importância de artistas que dedicam suas vidas à música erudita, enriquecendo o cenário musical brasileiro e internacional. Sua serenidade e virtuosidade técnica deixam um legado inesquecível para as gerações futuras de músicos e amantes da música clássica. Sua contribuição para a divulgação da música brasileira no exterior também merece destaque.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.