Tradicional ‘Maio Amarelo’ se junta ao ‘Foca no Trânsito’ no objetivo de evitar acidentes nas ruas e rodovias
O Maio Amarelo, campanha que acontece anualmente em todo o Brasil, chega em 2024 com o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. De 1º a 31 de maio, a iniciativa busca conscientizar a população sobre os altos índices de acidentes e mortes nas vias públicas.
Números alarmantes de acidentes
Dados do Infosiga apontam um aumento preocupante de 120% no número de mortes em acidentes de trânsito nos três primeiros meses de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em Ribeirão Preto, o especialista em planejamento e gestão de trânsito Luiz Gustavo Correia destaca a gravidade da situação, alertando para uma projeção ainda mais alarmante ao final do ano caso as medidas de prevenção não sejam intensificadas. O aumento significativo, principalmente entre motociclistas, exige ações urgentes.
Campanhas de conscientização em âmbito nacional e estadual
Além do Maio Amarelo, o Detran de São Paulo lançou a campanha “Foca no Trânsito”, que também visa reduzir acidentes e mortes. De acordo com uma pesquisa do Infosiga em parceria com o órgão, 94% dos acidentes fatais são causados por falha humana. O diretor-presidente do Detran-SP, Maxwell Borges de Moura Vieira, enfatiza a importância da mudança de comportamento para evitar tragédias. A campanha utiliza uma abordagem divertida para abordar um tema sério, focando em conscientizar a população sobre a responsabilidade individual no trânsito.
Leia também
Prevenção e segurança no trânsito
A campanha “Foca no Trânsito” abordará semanalmente temas relevantes para a segurança viária, começando com a importância do uso do cinto de segurança. Dados da ABRAMETE (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) mostram que o cinto reduz o risco de morte em 45% para passageiros da frente e 75% para os de trás. Temas como a combinação de álcool e direção, respeito aos limites de velocidade e o uso do celular ao volante também serão abordados ao longo do mês. Para mais informações sobre o Maio Amarelo e a campanha “Foca no Trânsito”, acesse www.maioamarelo.com e www.focanotransito.com.br.



