CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Maior disponibilidade de ovos no mercado contribui para a redução na diferença de preços em 2024

Valores pagos pelos ovos brancos em comparação aos vermelhos chegou ao quarto mês seguido com queda
Maior disponibilidade de ovos no mercado
Valores pagos pelos ovos brancos em comparação aos vermelhos chegou ao quarto mês seguido com queda

Valores pagos pelos ovos brancos em comparação aos vermelhos chegou ao quarto mês seguido com queda

A diferença de preços entre ovos extra-brancos e vermelhos no interior paulista tem diminuído pelo quarto mês consecutivo, Maior disponibilidade de ovos no mercado contribui para a redução na diferença de preços em 2024, alcançando os menores níveis desde janeiro de 2024. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cpea), essa redução é resultado da maior disponibilidade de ovos no mercado nos últimos meses.

O aumento na oferta tem levado os compradores a pagar valores mais altos pelo ovo vermelho, tradicionalmente mais caro que o branco. A diferença histórica de preço entre os tipos de ovos está relacionada à quantidade de ração consumida pelas galinhas, que são linhagens diferentes: as vermelhas e as brancas.

Produção recorde de ovos no Brasil

Dados preliminares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analisados pelo Cpea, indicam que a produção de ovos de galinha no Brasil atingiu 1 bilhão de dúzias no segundo trimestre de 2024. Esse volume representa um aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2023.

Impactos no mercado e nos preços: O crescimento da produção e da oferta pode continuar a pressionar os preços, especialmente dos ovos vermelhos, enquanto o mercado se ajusta a essa nova realidade de maior disponibilidade. A maior oferta reduz a escassez e, consequentemente, a diferença de preços entre os tipos de ovos.

Fatores que influenciam o preço dos ovos: Além da oferta, a diferença de preço entre ovos extra-brancos e vermelhos está associada ao custo da alimentação das galinhas, que varia conforme a linhagem. Galinhas vermelhas consomem mais ração, o que historicamente torna seus ovos mais caros.

Entenda melhor

O aumento da produção de ovos no Brasil reflete avanços na avicultura e na cadeia produtiva, que impactam diretamente a oferta e os preços no mercado interno. A análise do Cpea e do IBGE é fundamental para compreender as dinâmicas do setor e as tendências futuras.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.