Valores pagos pelos ovos brancos em comparação aos vermelhos chegou ao quarto mês seguido com queda
A diferença de preços entre ovos extra-brancos e vermelhos no interior paulista tem diminuído pelo quarto mês consecutivo, Maior disponibilidade de ovos no mercado contribui para a redução na diferença de preços em 2024, alcançando os menores níveis desde janeiro de 2024. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cpea), essa redução é resultado da maior disponibilidade de ovos no mercado nos últimos meses.
O aumento na oferta tem levado os compradores a pagar valores mais altos pelo ovo vermelho, tradicionalmente mais caro que o branco. A diferença histórica de preço entre os tipos de ovos está relacionada à quantidade de ração consumida pelas galinhas, que são linhagens diferentes: as vermelhas e as brancas.
Produção recorde de ovos no Brasil
Dados preliminares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analisados pelo Cpea, indicam que a produção de ovos de galinha no Brasil atingiu 1 bilhão de dúzias no segundo trimestre de 2024. Esse volume representa um aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2023.
Leia também
Impactos no mercado e nos preços: O crescimento da produção e da oferta pode continuar a pressionar os preços, especialmente dos ovos vermelhos, enquanto o mercado se ajusta a essa nova realidade de maior disponibilidade. A maior oferta reduz a escassez e, consequentemente, a diferença de preços entre os tipos de ovos.
Fatores que influenciam o preço dos ovos: Além da oferta, a diferença de preço entre ovos extra-brancos e vermelhos está associada ao custo da alimentação das galinhas, que varia conforme a linhagem. Galinhas vermelhas consomem mais ração, o que historicamente torna seus ovos mais caros.
Entenda melhor
O aumento da produção de ovos no Brasil reflete avanços na avicultura e na cadeia produtiva, que impactam diretamente a oferta e os preços no mercado interno. A análise do Cpea e do IBGE é fundamental para compreender as dinâmicas do setor e as tendências futuras.