Cenário em Ribeirão Preto acompanha o panorama nacional
Poupança ainda reina: apesar das diversas opções disponíveis no mercado financeiro, a poupança continua sendo a queridinha dos brasileiros para investimentos, segundo pesquisa do SPC Brasil e da CNDL.
Segurança e praticidade acima da rentabilidade
O estudo revelou que 61% dos entrevistados com investimentos a mais de três anos optam pela poupança, priorizando a segurança e a facilidade de acesso ao dinheiro. A economista-chefe do SPC Brasil, Marcella Kaua-ut, explica que essa escolha reflete a aversão a riscos e a falta de informação sobre outras opções de investimento.
Diversificação e planejamento financeiro
Para Kaua-ut, um planejamento financeiro eficaz envolve três tipos de reserva: para imprevistos (poupança, por exemplo), para sonhos de médio prazo (como comprar um carro) e para a aposentadoria (investimentos de longo prazo). A especialista destaca a importância de conhecer as diferentes opções de investimento, buscando o equilíbrio entre segurança e rentabilidade, de acordo com o objetivo financeiro.
Cenário em Ribeirão Preto acompanha tendência nacional
O consultor financeiro Gustavo Pojde, de Ribeirão Preto, corrobora os dados nacionais, afirmando que a cultura de investimento na cidade é conservadora, com predomínio da poupança e do CDB. Apesar do CDB oferecer maior rentabilidade que a poupança, a falta de conhecimento sobre as opções disponíveis e a preferência pela segurança ainda impedem uma diversificação maior dos investimentos.
Embora outros investimentos, como previdência privada, fundos de investimento e CDBs, tenham apresentado crescimento, ainda são pouco populares. A pesquisa também apontou que apenas 30% das pessoas costumam economizar valores extras recebidos, como bônus ou PLR.



