CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Maioria dos peões não consegue ficar oito segundos em cima do touro no primeiro dia

Comentarista de rodeios 'Kaká de Barretos' fala sobre as novidades da festa, que será realizada até dia 20 de atrássto
peões touro
Comentarista de rodeios 'Kaká de Barretos' fala sobre as novidades da festa, que será realizada até dia 20 de atrássto

Comentarista de rodeios ‘Kaká de Barretos’ fala sobre as novidades da festa, que será realizada até dia 20 de atrássto

O primeiro dia de montaria em touros na tradicional festa de Barretos impôs um grande desafio aos competidores. A maioria dos peões não conseguiu atingir os oito segundos regulamentares, cada um enfrentando a prova com uma performance única. Para nos aprofundarmos nesse universo, conversamos com Emílio Carlos dos Santos, o Kaká de Barretos, renomado comentarista de rodeio.

Abertura Desafiadora e Análise Técnica

Kaká descreveu a primeira noite como “bem difícil” para os peões, com animais desafiadores. Ele ressaltou a importância de sua análise durante a montaria, focando na performance tanto do touro quanto do competidor. Observa-se o domínio, eventuais apelos e outros detalhes que enriquecem a compreensão do público, cada vez mais familiarizado com o rodeio. Kaká se vê como um contraponto ao locutor, complementando a emoção da narração com detalhes técnicos que nem todos percebem.

A Arte da Montaria e o Preparo Físico

Um exemplo citado por Kaká é a forma como o competidor segura a corda americana, que envolve o tronco do animal. A mão livre, utilizada para equilíbrio, funciona como um estabilizador. Segurar a corda com a mão direita, por exemplo, aumenta o grau de dificuldade, pois o touro tende a rodar para a esquerda. Além da coragem, a montaria em touro exige um preparo físico intenso. Os movimentos do peão são tridimensionais, exigindo reflexos rápidos e a capacidade de antecipar os movimentos do animal.

Novidades e Horários da Festa de 60 Anos

A edição de 60 anos da festa de Barretos traz novidades, como o sub-20 de cavalo, com a final da PBRA na primeira semana. O evento também sediará a final da MTT e do rodeio Barretos/Tamor. Competidores de diversos países, incluindo Bélgica, México, Estados Unidos e Canadá, participam desta etapa da PBRA. Uma mudança importante é o início mais cedo do rodeio, às 17h40, para que o palco seja liberado às 22h30 para os shows, buscando uma dinâmica mais ágil para o público aproveitar todas as atrações. Aos sábados, o horário permanece o mesmo, com um esquema especial devido ao show de Garth Brooks, que exigirá o uso de apenas meia pista.

A CBN Ribeirão conversou com Emílio Carlos dos Santos, o Kaká de Barretos, que compartilhou sua visão sobre os desafios e as novidades do rodeio.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.