Secretária Municipal de Assistência Social, Renata Corrêa, analisa o aumento das famílias em situação vulnerável na cidade
Mais de 4.300 novos cadastros no Cadastro Único foram registrados em Ribeirão Preto entre março de 2022 e fevereiro de 2023, segundo dados da Secretaria de Assistência Social.
Cadastro Único: O que é e como funciona?
O Cadastro Único (CadÚnico) é um registro que permite ao governo mapear famílias em situação de vulnerabilidade social, com baixa renda, em todo o Brasil. Embora fortemente associado ao Bolsa Família, o CadÚnico habilita o acesso a diversos benefícios federais (como Bolsa Família, tarifa social de energia, carteira do idoso, BPC e Loas) e municipais. Em Ribeirão Preto, atualmente, 32.359 pessoas estão cadastradas.
Aumento da Vulnerabilidade Social e Políticas Públicas
A pandemia agravou a situação de vulnerabilidade social, aumentando a demanda por auxílio. A Secretaria de Assistência Social de Ribeirão Preto utiliza o CadÚnico, e um cadastro emergencial, para direcionar políticas públicas e benefícios emergenciais, como cestas básicas. O objetivo é criar um mapa completo da situação social da cidade para melhor direcionar os recursos e os futuros projetos.
Leia também
Auxílio Emergencial Municipal: Critérios de Seleção
Um auxílio emergencial municipal será destinado a 20 mil famílias. A seleção ocorrerá por meio de um formulário online, acessível no site da prefeitura, que cruzará os dados do CadÚnico com o cadastro emergencial, considerando critérios como número de membros da família, renda, famílias monoparentais, presença de idosos acamados, crianças ou pessoas com deficiência. A prioridade será dada às famílias que se encaixam em mais critérios.
Para dúvidas sobre o CadÚnico ou outros serviços da Assistência Social em Ribeirão Preto, entre em contato pelo telefone 3611-6000. Informações sobre o auxílio emergencial serão divulgadas no site da prefeitura.



