CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais da metade da população brasileira estuda em regiões violentas

Ouça a coluna 'CBN Educação Para a Vida', com o professor João Roberto de Araújo
violência nas escolas brasileiras
Ouça a coluna 'CBN Educação Para a Vida', com o professor João Roberto de Araújo

Ouça a coluna ‘CBN Educação Para a Vida’, com o professor João Roberto de Araújo

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar mostram que mais da metade dos estudantes brasileiros frequentam escolas localizadas em áreas violentas. A insegurança também impacta a frequência escolar, com 15% dos alunos relatando ausência por motivos de segurança, seja no trajeto ou na própria escola.

O Desafio da Violência Escolar

A violência e o tráfico de drogas representam grandes obstáculos para a educação em diversas cidades e comunidades. Embora o policiamento seja utilizado para tentar pacificar essas áreas, sua eficácia tem sido questionada.

Uma Nova Abordagem para a Educação

Segundo o professor João Roberto de Araújo, a solução não se encontra apenas na repressão policial ou em programas sociais. Ele argumenta que a raiz do problema reside na educação, que precisa ir além da preparação para vestibulares e competições. A educação precisa ser integral, ensinando a paz e a empatia desde a infância, combatendo a ignorância que gera violência.

Educação para a Paz: Um Novo Caminho

Para o professor, a paz é um processo de aprendizagem contínuo. Mudar a realidade exige ensinar não só matemática e português, mas também a importância da convivência pacífica e do respeito ao próximo. A solução não está apenas em pedir por paz, mas em educar para ela, construindo uma cultura de empatia e respeito, desde os primeiros anos escolares.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.