Cidades da região contam com 201 políticos disputando para prefeito e cerca de 7 mil para vereadores; votação começa às 8h
Mais de 1,8 milhão de eleitores devem comparecer às urnas neste domingo em mais de 60 cidades da região de Ribeirão Preto para as eleições municipais de 2024. A maior cidade da região, Mais de 1 milhão de eleitores devem ir às urnas na região de Ribeirão Preto neste domingo (6), Ribeirão Preto, conta com 477.500 eleitores aptos a votar, número que representa um aumento de 8,1% em relação às eleições municipais de 2020.
Em Ribeirão Preto, cinco candidatos disputam a prefeitura, enquanto 408 concorrem a uma das 22 vagas na Câmara Municipal. Já em Franca, segunda maior cidade da região, 248.500 eleitores escolherão entre nove candidatos à prefeitura e 251 candidatos a vereador. O número de candidatos a vereador nas duas cidades caiu mais de 30% em comparação com as eleições de 2020.
Disputa eleitoral na região: Além de Ribeirão Preto e Franca, outras cidades da região também participam do pleito. Quatro municípios têm mais eleitores do que moradores, situação que foi tema de reportagens ao longo da semana. São eles Santa Cruz da Esperança, Cândido Rodrigues, Restinga e Rifaina.
Em algumas cidades, a disputa para a prefeitura ocorre com candidatos únicos. É o caso de Batatais, Fernando Prestes, Jaborandi e Nuporanga, onde o candidato precisa apenas de um voto válido para ser eleito.
Organização e logística das eleições
As sessões eleitorais abrirão às 8 horas da manhã. O primeiro eleitor a votar já está preparado para comparecer às urnas e deve compartilhar sua experiência pelo WhatsApp da CBN, número 9963-390-50.
Na região central de Ribeirão Preto, próximo ao cartório eleitoral, bloqueios de trânsito foram realizados desde sábado para garantir a logística da Justiça Eleitoral. Essas medidas visam facilitar a saída das urnas, a recepção e o trabalho das equipes técnicas responsáveis pela fiscalização e eventual substituição de urnas em caso de necessidade.
Acompanhamento da apuração e cobertura jornalística: Ao longo do dia, a programação local da CBN trará informações atualizadas sobre os principais acontecimentos nos locais de votação e boletins da Justiça Eleitoral. A partir das 17 horas, será possível acompanhar a apuração dos votos e a definição dos resultados nas prefeituras e câmaras municipais da região.
Informações adicionais
Os dados sobre o número de eleitores, candidatos e cidades com peculiaridades eleitorais foram fornecidos pela Justiça Eleitoral e órgãos oficiais da região. A cobertura jornalística da CBN continuará atualizando o público sobre o andamento das eleições e eventuais ocorrências nos locais de votação.



