Cobertura de imunização do município corresponde a 49,59% entre 5 de outubro e 30 de novembro.
Ribeirão Preto apresenta preocupante baixa adesão à campanha de vacinação contra a poliomielite.
Crianças sem imunização
A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, que ocorreu entre 5 de outubro e segunda-feira, após duas prorrogações, registrou um índice alarmante em Ribeirão Preto. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 15.191 crianças entre 1 e 4 anos não foram imunizadas, resultando em uma cobertura vacinal inferior a 50%, com apenas 15.168 doses aplicadas de um total de 30.359 crianças.
Baixa adesão por faixa etária
A situação é ainda mais crítica em algumas faixas etárias. Entre as crianças de 4 anos, a cobertura vacinal foi de apenas 47,47%, com 3.534 imunizadas de um total de 7.383. Em crianças de 3 anos, o índice foi de 48%, com 3.534 imunizadas de 7.311. Já entre as crianças de 1 ano, pouco mais da metade (50,5%) recebeu a vacina, enquanto a menor cobertura foi observada entre as crianças de 2 anos, com apenas 53,9% de imunização.
Leia também
Sem prorrogação e falta de respostas
A Secretaria de Estado da Saúde descartou novas prorrogações da campanha, afirmando que as cidades podem continuar a vacinação com os estoques disponíveis. Apesar dos questionamentos sobre a baixa adesão e os planos da prefeitura para dar continuidade à imunização após o fim da campanha, a Secretaria de Estado da Saúde e a prefeitura de Ribeirão Preto não se manifestaram. A prefeitura informou apenas não ter recebido informações do Ministério da Saúde sobre uma possível prorrogação.



