Internos começaram a ser liberados nesta quinta-feira (23) e voltam aos centros de detenção no dia 3 de janeiro
A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou que 1726 detentos de oito unidades prisionais da região de Ribeirão Preto foram beneficiados com a saída temporária de fim de ano. De acordo com a SAP, os presos começaram a deixar as unidades no dia 29 de dezembro e devem retornar no dia 3 de janeiro de 2022.
Saída Temporária e Benefícios
A saída temporária é concedida pela Justiça e está prevista na Lei de Execução Penal. O benefício é concedido a presos do regime semiaberto e é utilizado como forma de ressocialização e manutenção do vínculo familiar e social. A lei prevê cinco saídas temporárias por ano para presos em regime semiaberto.
Números da Saidinha de Fim de Ano
O número de presos beneficiados varia de acordo com a unidade prisional. No Centro de Progressão Penitenciária de Araraquara, por exemplo, 1147 detentos ganharam o direito à saída. Na Penitenciária de Ribeirão Preto (ala de progressão penitenciária), foram 199; no CDP de Serra Azul, 32; e outras unidades em Serra Azul e Franca também registraram saída de detentos.
Retorno dos Detentos
Os detentos que saíram para o período de fim de ano começaram a deixar as unidades prisionais em 29 de dezembro e devem retornar no dia 3 de janeiro de 2022.



