Pesquisa foi realizada pelo Cepea. Clica e ouça o ‘Giro do Agro’ desta terça-feira (6), com a Andrielly Ferro
Geração de Empregos no Agronegócio Brasileiro
O agronegócio brasileiro, motor da economia nacional, empregou mais de 19 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2023, segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP). Embora represente um aumento de quase 5% na população ocupada no setor, a realidade apresenta nuances preocupantes.
Desafios Regionais: Ribeirão Preto, Araraquara e São Carlos
Regiões importantes para o agronegócio, como Ribeirão Preto, Araraquara e São Carlos, demonstram dificuldades de crescimento no setor. Dados de julho revelam um saldo negativo de empregos, com mais demissões do que contratações. Em Araraquara, foram fechados 9 postos de trabalho; em Ribeirão Preto, 14; e em São Carlos, 5. Apesar dos números negativos em julho, a comparação anual (janeiro a julho de 2023 versus 2022) indica uma leve recuperação gradual.
Perspectivas de Recuperação
Apesar dos números negativos em alguns municípios, especialistas apontam uma recuperação gradual do setor, um processo que, segundo eles, ainda está em curso. A melhora ligeira observada na comparação anual dos sete primeiros meses de 2023 em relação ao mesmo período de 2022 sugere um otimismo cauteloso em relação ao futuro do emprego no agronegócio brasileiro.
Leia também
O setor agro brasileiro, apesar dos desafios regionais pontuais, demonstra sinais de recuperação gradual na geração de empregos. A perspectiva é de crescimento contínuo, embora a consolidação desse processo ainda necessite de tempo e observação.