Pouco mais de 118 mil estão na regional de saúde 13, que tem Ribeirão como sede
Mais de 200 mil pessoas na região de Ribeirão Preto ainda não completaram o esquema vacinal contra a Covid-19, deixando de tomar a segunda dose. A situação preocupa as autoridades de saúde, que reforçam a importância da imunização completa para proteger a população.
Distribuição dos Faltosos
A maior parte dos faltosos se concentra na região de saúde 13 (Ribeirão Preto), com mais de 118 mil pessoas. Nas regiões de Franca (DRS-8) e Barretos (DRS-5), os números chegam a aproximadamente 50 mil e 33 mil, respectivamente. A vacina Pfizer apresenta o maior número de pessoas sem a segunda dose.
Importância da Segunda Dose e Dose de Reforço
O médico infectologista Mauri Lélez destaca a importância da segunda dose para aumentar a quantidade de anticorpos e prolongar a imunidade. Após 15 dias da segunda dose, a proteção é considerada completa. Além disso, idosos e profissionais de saúde já podem receber a dose de reforço (terceira dose), com um novo calendário de vacinação em vigor a partir de 11 de outubro.
Leia também
A coordenadora do programa estadual de imunização, Domínia de Paula, ressalta que a maioria dos internados atualmente são pessoas que não completaram o esquema vacinal ou não tomaram a dose de reforço. Ela faz um apelo à população para que procurem os postos de saúde e completem a imunização, protegendo a si e à comunidade.
Para tirar dúvidas sobre a segunda dose, dose de reforço e o calendário de vacinação, a população deve entrar em contato com o posto de saúde mais próximo.



