A Polícia Rodoviária aplicou mais de 200 autuações a motoristas flagrados trafegando irregularmente pelo acostamento e pela faixa zebrada na Rodovia José Fregonese, na região sul de Ribeirão Preto. Apenas em duas horas de fiscalização, mais de 100 condutores foram multados no trecho de acesso entre Bonfim Paulista e a área central da cidade.
Na coluna Direção Preventiva, o engenheiro e especialista em transportes Anderson Manzoli explicou que o acostamento não foi projetado para circulação de veículos, mas para paradas emergenciais, circulação de pedestres e ciclistas e auxílio na drenagem da via. O uso indevido compromete a estrutura do pavimento, surpreende motoristas que trafegam corretamente e aumenta o risco de acidentes graves.
Além de infração gravíssima, trafegar pelo acostamento coloca vidas em perigo e reflete uma cultura de desrespeito às regras de trânsito. A fiscalização busca reforçar a segurança viária e a conscientização dos condutores. Quer entender melhor os riscos e as orientações para um trânsito mais seguro? Ouça a íntegra da coluna Direção Preventiva.