Um dos municípios que se destacaram em São Paulo foi Bebedouro, na região de Ribeirão; ouça o ‘Giro do Agro’
Crescimento no Mercado de Trabalho Agropecuário
Mais de 2.200 cidades brasileiras registraram crescimento no mercado de trabalho do setor agropecuário, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios. Capela do Alto e Bebedouro (SP), Formosa, Engenheiro Paulo de Frontin e Madeiros Neto (BA) lideraram a expansão mensal.
Números Positivos e Sazonalidade
Em abril de 2024, o setor registrou saldo positivo de mais de 11 mil postos de trabalho, superando o mesmo período de 2023. O presidente do Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo, Pedro Afonso Gomes, explica que a sazonalidade das produções (café, laranja, açúcar) influencia na admissão e demissão em áreas rurais. Aumentos na colheita e na transformação de produtos levam à movimentação de trabalhadores entre regiões e setores.
Estabilidade e Exportações
A expectativa é de estabilidade econômica e geração de renda no setor. O consumo interno significativo e o aumento das exportações brasileiras nos últimos anos contribuem para esse cenário positivo. O agronegócio mostra-se um motor importante da economia nacional.
Leia também
O mercado de trabalho agropecuário demonstra crescimento em diversas regiões do Brasil, impulsionado por safras abundantes e aumento das exportações. Apesar da sazonalidade inerente ao setor, as perspectivas para os próximos meses são positivas, indicando estabilidade e geração de empregos.