CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais de 27 mil famílias da região têm direito a troca gratuita da parabólica para o equipamento digital

Saiba quem tem o direito e como solicitar o serviço com a diretora de comunicação do Siga Antenado, Patrícia Abreu
troca parabólica digital
Saiba quem tem o direito e como solicitar o serviço com a diretora de comunicação do Siga Antenado, Patrícia Abreu

Saiba quem tem o direito e como solicitar o serviço com a diretora de comunicação do Siga Antenado, Patrícia Abreu

Famílias de baixa renda da região de Ribeirão Preto podem ter direito à troca gratuita de antenas parabólicas tradicionais por modelos digitais. A iniciativa, impulsionada pela chegada da tecnologia 5G, visa solucionar problemas de interferência no sinal de TV aberta causados pela proximidade das frequências utilizadas por ambas as tecnologias.

Como solicitar a troca gratuita

A troca gratuita é realizada pela Ciga Antenado, empresa criada pela Anatel para auxiliar na migração. Para solicitar a troca, famílias inscritas em programas sociais do governo federal devem entrar em contato por meio do telefone 0800 729 2404 (também disponível via WhatsApp) ou pelo site cigaantenado.com.br. É necessário ter em mãos o CPF ou NIS do responsável pela família. A empresa trabalha por agendamento, com dia e horário marcados.

Quem tem direito à troca?

A troca é destinada a famílias de baixa renda com antenas parabólicas tradicionais (aquelas grandes, em formato de guarda-chuva) que utilizam o sinal de TV aberta via satélite. Quem já realizou a troca para o sinal digital terrestre (em 2018, aproximadamente) ou possui TV por assinatura não precisa se preocupar. A troca garante não só a continuidade do sinal, mas também melhora significativa na qualidade da imagem.

Considerações importantes

A interferência no sinal de TV aberta causada pelo 5G já é realidade em cidades como Ribeirão Preto e Franca. Embora não haja um prazo específico para o desligamento do sinal antigo, a interferência pode ocorrer a qualquer momento. A Ciga Antenado realiza a troca de forma gradual, iniciando pelas capitais e cidades maiores. Caso o CEP informado não esteja na área de atuação atual, a empresa orienta a deixar o número de celular para contato, recebendo um SMS quando o serviço for disponibilizado na região. Para quem não se enquadra nos critérios do programa gratuito, as antenas e equipamentos estão disponíveis para compra no mercado.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.