Índice é 138% maior do que no ano anterior; número de passageiros que usaram este tipo de transporte aumentou 11%
Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) apontam um crescimento de 11% no mercado doméstico de aviação em 2023. Porém, esse aumento foi ofuscado por um crescimento ainda maior no número de passageiros afetados por cancelamentos e atrasos de voos.
Passageiros Atingidos por Cancelamentos e Atrasos
O número de passageiros impactados por cancelamentos mais que dobrou em comparação com 2022, atingindo a marca de 3 milhões de pessoas, um aumento de 138%. Atrasos superiores a 15 minutos, incluindo cancelamentos, afetaram 18 milhões de passageiros (39% a mais que em 2022). Voos atrasados por mais de duas horas impactaram 814 mil passageiros, representando um aumento de 37%.
Direitos do Passageiro em Caso de Atraso ou Cancelamento
A ANAC garante diversos direitos aos passageiros em situações de atrasos e cancelamentos. Com uma hora de atraso, a companhia aérea deve fornecer informações a cada 30 minutos. Após duas horas, acesso à internet e telefone são garantidos, além de alimentação. A partir de quatro horas de atraso ou em caso de cancelamento, o passageiro tem direito a reacomodação gratuita em outra companhia aérea ou outro meio de transporte, ou reembolso integral da passagem. Em caso de pernoite no aeroporto devido a atrasos, a empresa aérea deve fornecer hospedagem e transporte de ida e volta ao hotel. Esses direitos também se aplicam a casos de embarque negado (overbooking).
Leia também
Onde Encontrar Mais Informações
Para auxiliar os passageiros, a ANAC disponibiliza em seu site (gov.br/anac) estatísticas de atrasos e cancelamentos, detalhadas por voo, destino e companhia aérea. É possível consultar a pontualidade das empresas e escolher a opção mais adequada. Para dúvidas, o telefone da ANAC é 163.



