Grupo teria arrecadado cerca de R$ 1 milhão com a prática; líder do bando foi preso em Ribeirão Preto
A Polícia Civil de Ribeirão Preto e investigadores do Rio Grande do Sul desmantelaram parte de uma quadrilha que aplicava golpes milionários por meio de falsos precatórios.
Golpe dos Falsos Precatórios
A quadrilha, com base em Ribeirão Preto, enganava vítimas em todo o Brasil, se passando por profissionais envolvidos em processos de precatórios. Eles prometiam agilizar o recebimento de valores devidos pelo poder público, exigindo transferências para cobrir falsas custas processuais. A investigação começou a partir de relatos de vítimas no Rio Grande do Sul.
Prisões e Busca e Apreensão
Na manhã desta terça-feira, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de prisão temporária. Duas pessoas foram presas, incluindo o chefe da quadrilha, um homem de 48 anos. A operação envolveu policiais de Porto Alegre e Ribeirão Preto. O delegado Juliano Ferreira, de Porto Alegre, detalhou o modus operandi da quadrilha, que explorava a angústia das vítimas pela demora no recebimento dos precatórios.
Leia também
Alerta e Próximos Passos
O golpe afetou cerca de 300 pessoas em todo o país, causando um prejuízo estimado em 1 milhão de reais. A maioria das vítimas era idosa e morava no sul do Brasil. A polícia alerta a população para esse tipo de golpe e pede que possíveis vítimas registrem boletim de ocorrência, seja presencialmente ou de forma eletrônica, para auxiliar nas investigações. Os criminosos responderão por estelionato, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A polícia continua em busca de outros envolvidos e novas vítimas.



