Quem não votou ou não justificou precisa ficar atento ao prazo para regularização
Título de Eleitor Cancelado: Corra para Regularizar!
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) alerta os eleitores que perderam o prazo para justificar a ausência em três eleições consecutivas. O cancelamento do título é automático e o prazo para regularização termina em 2 de maio. Após essa data, o recadastramento será necessário, incluindo a biometria (ou revisão dos dados biométricos já existentes).
Multa e Recadastramento
Para regularizar a situação, é preciso pagar uma multa de R$ 3,51 por turno não justificado. A chefe de cartório, Regina Fujita, orienta a procura pelos cartórios eleitorais antes do dia 2 de maio para emissão do boleto e quitação da multa. Após este prazo, além da multa, será necessário o recadastramento completo do título, incluindo a atualização dos dados pessoais.
Impactos do Título Cancelado
É importante ressaltar os impactos do cancelamento do título de eleitor. Ele afeta diretamente o CPF, podendo gerar problemas para tirar passaporte, matricular-se em universidades públicas e acessar programas sociais. O TRE informa que o procedimento de regularização é rápido e a quitação eleitoral é emitida na hora. O agendamento pode ser feito pelo site do TRE.
Leia também
Isenções e cidades com biometria obrigatória
Vale lembrar que eleitores isentos do voto (por idade, deficiência declarada etc.) não precisam procurar os cartórios. Por fim, em 79 cidades do estado, a biometria será obrigatória nas próximas eleições. Entre elas, estão Altinópolis, Guará, Miguelópolis, Monte Azul Paulista, Pedregulho, Rifaina, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antônio da Alegria, Tambau, Terra Rocha e Tacoaritinga.



