No primeiro semestre do ano, 28 motociclistas morreram em acidentes de trânsito na cidade; de janeiro a maio foram 924 multas
Mais de 900 motociclistas foram multados em Ribeirão Preto por usar o celular enquanto pilotavam nos primeiros cinco meses de 2023. A prática, extremamente perigosa, coloca em risco a vida dos condutores e de outros usuários da via.
A dependência do celular no trabalho
Muitos motociclistas utilizam o celular para trabalhar, principalmente aqueles que fazem entregas por aplicativo. A necessidade de sustento leva muitos a usarem o aparelho durante o trabalho, mas a atenção dividida entre a pilotagem e o celular é um risco iminente. Apesar de alguns motociclistas relatarem que tomam cuidado, a distração, por menor que seja, pode resultar em acidentes graves.
Infrações e penalidades
Segundo o advogado especialista em trânsito Pasqualoto, mexer no celular ao pilotar uma moto configura infração gravíssima, semelhante à infração cometida por motoristas de carros. A utilização de suportes para celular, mesmo aqueles com proteção contra chuva, não isenta o condutor da responsabilidade caso ele manipule o aparelho durante a condução. Entre janeiro e maio, a Empresa Regional de Planejamento (ERP Mob) multou 924 motociclistas por essa infração, divididos em três categorias: 551 condutores segurando o celular, 195 mexendo no aparelho e 178 usando o telefone. Pasqualoto defende a necessidade de uma punição mais severa, como a suspensão da carteira de habilitação.
Leia também
Um alerta à segurança no trânsito
Nos seis primeiros meses do ano, 28 motociclistas morreram no trânsito em Ribeirão Preto. Muitos desses acidentes podem estar relacionados ao uso do celular durante a pilotagem. A imprudência de alguns coloca em risco não apenas a própria vida, mas também a segurança de outras pessoas no trânsito. A conscientização e a responsabilidade individual são fundamentais para reduzir o número de acidentes e garantir a segurança de todos.



