CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais de duas mil crianças aguardam vaga em creche de Ribeirão Preto

Em um dos casos, mãe afirma que após conseguir vaga para filha, foi informada a criança iria para fila de espera
vaga em creche
Em um dos casos, mãe afirma que após conseguir vaga para filha, foi informada a criança iria para fila de espera

Em um dos casos, mãe afirma que após conseguir vaga para filha, foi informada a criança iria para fila de espera

A persistente falta de vagas em creches municipais em Ribeirão Preto continua a ser uma questão problemática, mesmo após intervenções do Ministério Público. Um caso recente ilustra a frustração de pais que, após a confirmação da matrícula, são informados da inexistência da vaga devido a erros administrativos.

O Caso de Viviane Romero

A professora Viviane Romero passou por essa situação. Após solicitar a matrícula de sua filha de três anos em atrássto e receber a confirmação da vaga na Creche Padre Emilio Jarbine, no bairro Campos Elíseos, em 19 de outubro, ela foi surpreendida com a notícia de que a criança seria colocada em lista de espera. A justificativa era a falta de vagas, mesmo após a realização da matrícula no dia seguinte à confirmação. A situação gerou grande frustração e a levou a buscar ajuda nas redes sociais.

A Realidade das Vagas em Ribeirão Preto

Atualmente, Ribeirão Preto contabiliza 2.199 crianças aguardando vagas em creches, com maior demanda para o Berçário 2, que atende crianças de 1 a 2 anos. Os dados são provenientes de um levantamento da Secretaria Municipal de Educação, baseado no cadastro geral unificado. O aumento da população, aliado à falta de investimentos na criação de novas unidades, agrava o problema. No passado, a prefeitura foi alvo de uma ação judicial que a obrigava a matricular todas as crianças, evidenciando a gravidade da situação.

Esforços e Desafios da Administração Municipal

A legislação federal atribui aos municípios a responsabilidade de garantir o acesso à educação infantil, o que nem sempre se concretiza. Durante a gestão da prefeita Dárcy Vera, foram construídas 22 creches, e outras 10 estão em construção, com o objetivo de beneficiar bairros como Wilson Toni, Piranga, Planalto Verde e Jardim Marquise. A Secretaria de Educação informou desconhecer o caso específico de Viviane Romero e orientou-a a procurar diretamente a unidade na Praça São Bento para solucionar o problema.

Embora existam esforços para mitigar o problema, a demanda por vagas em creches em Ribeirão Preto permanece alta, exigindo soluções eficazes e transparentes por parte da administração pública.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.