Em um dos casos, mãe afirma que após conseguir vaga para filha, foi informada a criança iria para fila de espera
A persistente falta de vagas em creches municipais em Ribeirão Preto continua a ser uma questão problemática, mesmo após intervenções do Ministério Público. Um caso recente ilustra a frustração de pais que, após a confirmação da matrícula, são informados da inexistência da vaga devido a erros administrativos.
O Caso de Viviane Romero
A professora Viviane Romero passou por essa situação. Após solicitar a matrícula de sua filha de três anos em atrássto e receber a confirmação da vaga na Creche Padre Emilio Jarbine, no bairro Campos Elíseos, em 19 de outubro, ela foi surpreendida com a notícia de que a criança seria colocada em lista de espera. A justificativa era a falta de vagas, mesmo após a realização da matrícula no dia seguinte à confirmação. A situação gerou grande frustração e a levou a buscar ajuda nas redes sociais.
A Realidade das Vagas em Ribeirão Preto
Atualmente, Ribeirão Preto contabiliza 2.199 crianças aguardando vagas em creches, com maior demanda para o Berçário 2, que atende crianças de 1 a 2 anos. Os dados são provenientes de um levantamento da Secretaria Municipal de Educação, baseado no cadastro geral unificado. O aumento da população, aliado à falta de investimentos na criação de novas unidades, agrava o problema. No passado, a prefeitura foi alvo de uma ação judicial que a obrigava a matricular todas as crianças, evidenciando a gravidade da situação.
Leia também
Esforços e Desafios da Administração Municipal
A legislação federal atribui aos municípios a responsabilidade de garantir o acesso à educação infantil, o que nem sempre se concretiza. Durante a gestão da prefeita Dárcy Vera, foram construídas 22 creches, e outras 10 estão em construção, com o objetivo de beneficiar bairros como Wilson Toni, Piranga, Planalto Verde e Jardim Marquise. A Secretaria de Educação informou desconhecer o caso específico de Viviane Romero e orientou-a a procurar diretamente a unidade na Praça São Bento para solucionar o problema.
Embora existam esforços para mitigar o problema, a demanda por vagas em creches em Ribeirão Preto permanece alta, exigindo soluções eficazes e transparentes por parte da administração pública.



