Fortuna esquecida é motivo de alerta para as pessoas que têm direito de retirar o abono do PIS; confira quem pode sacar!
Milhões de brasileiros podem estar deixando de receber valores consideráveis do abono salarial PIS/Pasep. De acordo com alerta da Caixa Econômica Federal, mais de R$ 24 bilhões estão disponíveis para saque, referentes ao ano base 2020.
Valores Disponíveis e Quem Pode Sacar
O valor a ser sacado varia de trabalhador para trabalhador, podendo chegar a um salário mínimo (R$ 1.212 em 2023). Para ter direito ao PIS, é necessário ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2020 e ter recebido, em média, no máximo dois salários mínimos. Já o Pasep destina-se a servidores públicos (federais, estaduais ou municipais), com as mesmas regras de tempo de trabalho e renda.
Como Consultar e Sacar
Para verificar se você tem direito ao abono, é preciso consultar seu NIS (Número de Inscrição Social). A consulta pode ser feita pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo telefone 158 (Alô Trabalhador). O pagamento relativo ao ano de 2020, inicialmente previsto para 2021, foi adiado devido à pandemia.
Não Deixe seu Dinheiro para Trás
A Caixa Econômica Federal reforça a importância de consultar a situação do PIS/Pasep. Milhões de reais estão disponíveis para saque, representando uma oportunidade importante para muitos brasileiros. Não perca tempo e verifique se você tem direito a esse benefício.



